Dust Devils - Referências para Narradores e Jogadores


Finalmente a pré-venda de Dust Devils: Histórias do Velho Oeste pela Editora RedBox teve início, e como já era de se esperar a RedBox preparou uma versão básica e uma versão de luxo, contendo fichas de pôquer, baralho personalizado e uns cartões com as regras de pôquer tudo isso em uma luxuosa caixa. Para comemorar esse tão aguardado lançamento os Filhos da Gehenna prepararam algumas fontes de inspiração para Narradores e Jogadores que estão procurando referências para seus personagens e cenários.

Iremos abordar títulos consolidados nas mídias: Serie de TV Hell on Wheels, Games Red Dead Redemption, HQ Jonah Hex e no Cinema: Cowboy’s e Aliens, onde é uma fonte de referencia para Dust Devils e Space Dragon. Lembrando que para evitar um post demasiado longo, não estou resenhando cada uma das referencias, o post é para orientar o Narrador e Jogador na escolha do que procurar em cada um dos títulos apresentados.


Série de TV – Hell on Wheels
A série atualmente está próximo de iniciar a segunda temporada, a trama girar em torno de Cullen Bohanoon, um ex-soldado da Confederação na guerra civil, que chega em Hell on Wheels, cidade que abriga a construção da ferrovia transcontinental, em busca de vingança pelo assassinato de sua esposa.

Durante o desenvolvimento da historia somo apresentados a outros personagens que agem exatamente do modo como é esperado das figuras clássicas de um western: Fergusson, ex-escravo que, mesmo ainda carregando o estigma, tenta encontrar seu lugar no mundo livre; Thomas “Doc” Durrant, o homem de negócios que representa o poder econômico na região desprovida de leis; Sean e Mickey McGinnes, os imigrantes em busca de oportunidades; Lily Bell, a recém viúva que terá que adotar uma postura forte por viver em um mundo anárquico e não possuir mais proteção do marido.



A série encerrou a 1ª temporada com conter 10 episódios, com uma trama que pode ser perfeitamente aproveitada em Dust Devils, é notório os estereótipos dos clássicos Westerns, que são apresentados no decorrer da trama e que todos possuem um passado negro, um “Demônio” a ser explorado, ideal para as jogatinas de Dust Devils.



HQ – Jonah Hex - Marcado pela violência
Jonah Woodson Hex é um pistoleiro caçador de recompensas. Ao estilo do anti-herói, sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas. Esta sempre trajadi de um uniforme dos soldados confederados da Guerra Civil Americana, o que o torna um figura desagradável para seus conterrâneos nortistas que venceram a guerra.

A HQ Jonah Hex – Marcado pela Violência foi lançada há alguns anos pela Editora Panini, aproveitando o lançamento do filme, ainda é fácil de ser encontrada e merece uma atenção especial, pois a HQ contem 6 estórias, compilando o início da série mensal do caçador de recompensas lançada em 2005 no exterior. As estórias estão completas, sem nenhuma ligação entre elas e sem preocupação de continuidade ou cronologia. Simplesmente bons contos de western, escritos por Justin Gray e Jimmy Palmiotti, que respeitam a personalidade e origens do pistoleiro deformado da DC.
Todas as estórias remetem a bons filmes de Western, com violência e atitudes marcantes dos estereótipos da época. A violência não é contida, mas aparece em função de contar bem as estórias. Os autores desenvolveram os cenários e paisagens das estórias que podem servir de painéis para apresentar aos jogadores durante a narrativa



Game – Red Dead Redemption
Red Dead Redemption é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar San Diego em 2010. A maior parte do enredo do jogo se baseia no ano de 1911, durante o declínio do Velho Oeste Americano. O jogo conta a história de John Marston, um ex-criminoso, enquanto ele inicia a caça pelos antigos membros de sua ex-gangue. A esposa e filho de Marston são sequestrados pelo governo como forma de adquirir seus serviços como um caçador de recompensas, prometendo a libertação de sua família após o fim de seus serviços. Sem outra opção, ele inicia a busca de seus ex três companheiros para trazê-los à justiça, a história é completamente envolvente e merece ser transforma em uma campanha, estou apresentando a história completa do jogo, então Jogadores e demais que não jogaram ainda, não leiam, pois a história tem um final surpreendente.

História de Red Dead Redemption – SPOILERS!!!
Antes de 1911
Alguns anos antes da história de Red Dead Redemption acontecer, em 1911, John Marston era colega desses outros 3 bandidos, sendo praticamente lendas do Velho Oeste. Eles roubavam bancos, matavam inocentes e abusavam de mulheres que achavam pelas ruas. Um dia, John Marston acabou conhecendo Abigail Marston, uma prostituta que viria a ser sua mulher futuramente. Depois de conhecer a jovem, John resolveu abandonar sua vida de bandido para reconstruir outra completamente do zero. Após o ocorrido, John passa a ser tratado pelos ex-companheiros como traidor, já que todos haviam prometido não abandonar um ao outro.
Ele monta uma pequena propriedade próxima à Blackwater e ao lado de Tall Trees, região fortemente habitada por ursos, lobos e panteras. Quando John finalmente começou a estabilizar sua nova vida, depois de muitos anos lutando para fazê-lo, acaba sendo capturado por agentes do governo e recebe uma missão: Capturar seus antigos amigos. E para motivar o pistoleiro a fazer isso, os agentes sequestram a família de Marston, prometendo devolvê-los após a missão ser completa.
1911
É a partir daí que a história principal do jogo começa, com John tentando fazer as pazes com os membros da sua ex-gangue, mas como pode ser visto nas cut-scenes da primeira missão, Bill Williamson, o novo "chefão" não aceita a proposta e dá um tiro em Marston. John acaba se recuperando e passa a procurar diversas informações para conseguir matar seus ex-colegas, incluindo uma invasão ao Fort Mercer e missões onde o protagonista se aliava ao exército mexicano e ao exército americano.
John cumpre sua missão e consegue sua família de volta. Acontece que a intenção de Edgar Ross, o "cabeça" dos agentes acima citados era eliminar todos os bandidos dessa ex-gangue, e apenas "contratou" Marston para facilitar a missão. Com 3 dos 4 membros mortos, Ross invade a propriedade do pistoleiro junto à uma cavalaria imensa. Marston resiste o máximo para conseguir proteger sua família, mas seu grande amigo Uncle acaba sendo baleado e morto. Em um último gesto de salvar seus entes queridos, John corre para o celeiro e pede para Abigail e Jack fugirem o mais rápido possível em um de seus cavalos. O protagonista olha pela fresta da porta e vê dezenas de soldados mirando na mesma. A hora era aquela. Qual seria a decisão de John? Fugir ou matar todos para sua família continuar sendo perseguida ou simplesmente entregar-se? É aí que entra a palavra "redenção" presente no título do jogo. John abre a porta e é fuzilado.
Jack e Abigail ouvem as dezenas de disparos e voltam correndo para a fazenda, mas já é tarde demais. John está deitado sobre uma imensa poça de sangue. A redenção realmente ocorreu.
1914
Durante a última cut-scene da missão final da história principal, o tempo avança em três anos e o jovem Jack, agora com 19 anos, observa o túmulo de seu pai e de sua mãe, que faleceu em 1914 devido à uma doença.
A câmera se afasta e agora Jack é o protagonista principal. Mas não é aqui que a história acaba. O filho de John direciona-se à Blackwater, onde encontra um homem que dá informações sobre a localização de Emily Ross (esposa de Edgar). O sujeito diz que ela está abrigada em uma pequena cabana ao lado do Lago Don Julio. Jack corre até lá e questiona onde Edgar está. A mulher responde que seu marido foi caçar patos com seu irmão Phillip no México, às margens do Rio San Luis. Chegando lá, Jack encontra o irmão de Edgar e pergunta onde ele está. O homem responde que o alvo está logo abaixo, bem próximo às margens do rio caçando alguns patos.
Jack finalmente encontra Ross.
Os dois começam a discutir e acabam entrando em um duelo, do qual Jack sai vencedor. A vingança havia sido feita. Jack honrou a morte do seu pai e assassinou o causador da mesma. Jack agora está livre para fazer o que quiser, mas apresentando muitos traços de depressão devido à perda de 3 pessoas muito próximas em um curto intervalo de tempo.


Filme – Cowboys & Aliens
Aproveitando o lançamento recente de Space Dragon e Dust Devil, esse filme apareceu em meus devaneios, imagine uma aventura mista de dos dois recentes lançamentos da Editora RedBox, apesar do filme Cowboys & Aliens não ter um empolgante roteiro, a ideia é muito boa e de fácil transição para as mesas de RPG.
Apesar dos dois jogos terem mecânicas totalmente distintas é fácil adaptar para os dois sistemas, logo essa adaptação estará nas mesas de jogo dos membros FilhosDaGehenna após os playtestes terá uma versão para download, os puritanos devem estar querendo a minha cabeça nesse exato momento
Em "Cowboys & Aliens", a curiosa história de uma invasão alienígena em pleno Velho Oeste americano é baseada em uma HQ, roteirizada por Fred Van Lente e Andrew Foley (com desenho e arte final dos brasileiros Luciano Lima, Luciano Kars, J. Wilson e Silvio Spotti), e novamente o filme se distancia do roteiro original e comete severos pecados.
O filme começa com Jake Lonergan despertando no meio de uma região desolada. Ele está com um ferimento na barriga e um estranho bracelete metálico preso ao pulso. Ele não se recorda de nada, mas sabe como se defender ao ser ameaçado por um grupo de mal-encarados que o encontra.
Depois de matar todos, apodera-se do cavalo e das armas de um deles e cavalga até o povoado mais próximo, que vive em completa decadência depois de esgotada a mineração de ouro. A liderança local é um fazendeiro, Woodrow Dolarhyde, extremamente violento em seus métodos.
Ao chegar na cidade Jake descobre que seu rosto está estampado em um cartaz de recompensa por roubo e assassinato e, depois de uma confusão, ele acaba preso pelo xerife. Todos ficam intrigados com o bracelete em seu braço, menos Ella. Ela parece saber algo sobre o objeto misterioso e estimula Jake a lembrar do passado.
Jake está prestes a ser levado a julgamento em outra cidade quando uma esquadrilha de naves espaciais ataca o povoado. Os moradores fogem em pânico, mas alguns são laçados pelos aliens e levados para o interior das naves.
Durante o ataque, o bracelete de Jake emite uma luz e se transforma em arma, lançando raios em todas as direções. De vilão, Jake se transforma em herói e é escalado para liderar uma missão de resgate das pessoas abduzidas, na companhia do fazendeiro mal-humorado.
Durante a missão, que no caminho receberá a adesão de peles-vermelhas, Jake se lembrará de fatos importantes relacionados ao bracelete e ao seu passado.

Bem webspectadores essas são algumas das fontes de referencias que utilizei nas minhas últimas aventuras de Dust Devils, espero que tirem proveito. Amanhã estarei na Vila do RPG jogando Space Dragon com o copetente narrador Sergio Magalhães. Até++


Confira mais informações de Dust Devils no site da RedBox Editora, no RedBlog, na Fanpage e sigam a editora no twitter.

Nos siga no Twitter @FilhosdaGehenna

Curta a FanPage Filhos Da Gehenna




Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!


Comentários