Finalmente
a pré-venda de Dust Devils: Histórias do Velho Oeste pela Editora RedBox teve
início, e como já era de se esperar a RedBox preparou uma versão básica e uma
versão de luxo, contendo fichas de pôquer, baralho personalizado e uns cartões
com as regras de pôquer tudo isso em uma luxuosa caixa. Para comemorar esse tão
aguardado lançamento os Filhos da Gehenna prepararam algumas fontes de
inspiração para Narradores e Jogadores que estão procurando referências para
seus personagens e cenários.
Iremos
abordar títulos consolidados nas mídias: Serie de TV Hell on Wheels, Games Red
Dead Redemption, HQ Jonah Hex e no Cinema: Cowboy’s e Aliens, onde é uma fonte
de referencia para Dust Devils e Space Dragon. Lembrando que para evitar um
post demasiado longo, não estou resenhando cada uma das referencias, o post é
para orientar o Narrador e Jogador na escolha do que procurar em cada um dos
títulos apresentados.
Série de TV – Hell
on Wheels
A
série atualmente está próximo de iniciar a segunda temporada, a trama girar em
torno de Cullen Bohanoon, um ex-soldado da Confederação na guerra civil, que
chega em Hell on Wheels, cidade que abriga a construção da ferrovia
transcontinental, em busca de vingança pelo assassinato de sua esposa.
Durante
o desenvolvimento da historia somo apresentados a outros personagens que agem
exatamente do modo como é esperado das figuras clássicas de um western:
Fergusson, ex-escravo que, mesmo ainda carregando o estigma, tenta encontrar
seu lugar no mundo livre; Thomas “Doc” Durrant, o homem de negócios que
representa o poder econômico na região desprovida de leis; Sean e Mickey
McGinnes, os imigrantes em busca de oportunidades; Lily Bell, a recém viúva que
terá que adotar uma postura forte por viver em um mundo anárquico e não possuir
mais proteção do marido.
A
série encerrou a 1ª temporada com conter 10 episódios, com uma trama que pode
ser perfeitamente aproveitada em Dust Devils, é notório os estereótipos dos
clássicos Westerns, que são apresentados no decorrer da trama e que todos
possuem um passado negro, um “Demônio” a ser explorado, ideal para as jogatinas
de Dust Devils.
HQ
– Jonah Hex - Marcado pela violência
Jonah
Woodson Hex é um pistoleiro caçador de recompensas. Ao estilo do anti-herói,
sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do
convívio das pessoas. Esta sempre trajadi de um uniforme dos soldados
confederados da Guerra Civil Americana, o que o torna um figura desagradável
para seus conterrâneos nortistas que venceram a guerra.
A
HQ Jonah Hex – Marcado pela Violência foi lançada há alguns anos pela Editora
Panini, aproveitando o lançamento do filme, ainda é fácil de ser encontrada e
merece uma atenção especial, pois a HQ contem 6 estórias, compilando o início
da série mensal do caçador de recompensas lançada em 2005 no exterior. As
estórias estão completas, sem nenhuma ligação entre elas e sem preocupação de
continuidade ou cronologia. Simplesmente bons contos de western, escritos por
Justin Gray e Jimmy Palmiotti, que respeitam a personalidade e origens do
pistoleiro deformado da DC.
Todas
as estórias remetem a bons filmes de Western, com violência e atitudes
marcantes dos estereótipos da época. A violência não é contida, mas aparece em
função de contar bem as estórias. Os autores desenvolveram os cenários e
paisagens das estórias que podem servir de painéis para apresentar aos
jogadores durante a narrativa
Game – Red Dead Redemption
Red
Dead Redemption é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar San Diego
em 2010. A maior parte do enredo do jogo se baseia no ano de 1911, durante o
declínio do Velho Oeste Americano. O jogo conta a história de John Marston, um
ex-criminoso, enquanto ele inicia a caça pelos antigos membros de sua
ex-gangue. A esposa e filho de Marston são sequestrados pelo governo como forma
de adquirir seus serviços como um caçador de recompensas, prometendo a
libertação de sua família após o fim de seus serviços. Sem outra opção, ele
inicia a busca de seus ex três companheiros para trazê-los à justiça, a
história é completamente envolvente e merece ser transforma em uma campanha,
estou apresentando a história completa do jogo, então Jogadores e demais que
não jogaram ainda, não leiam, pois a história tem um final surpreendente.
História de Red
Dead Redemption – SPOILERS!!!
Antes
de 1911
Alguns
anos antes da história de Red Dead Redemption acontecer, em 1911, John Marston
era colega desses outros 3 bandidos, sendo praticamente lendas do Velho Oeste.
Eles roubavam bancos, matavam inocentes e abusavam de mulheres que achavam
pelas ruas. Um dia, John Marston acabou conhecendo Abigail Marston, uma
prostituta que viria a ser sua mulher futuramente. Depois de conhecer a jovem,
John resolveu abandonar sua vida de bandido para reconstruir outra
completamente do zero. Após o ocorrido, John passa a ser tratado pelos
ex-companheiros como traidor, já que todos haviam prometido não abandonar um ao
outro.
Ele
monta uma pequena propriedade próxima à Blackwater e ao lado de Tall Trees,
região fortemente habitada por ursos, lobos e panteras. Quando John finalmente
começou a estabilizar sua nova vida, depois de muitos anos lutando para
fazê-lo, acaba sendo capturado por agentes do governo e recebe uma missão:
Capturar seus antigos amigos. E para motivar o pistoleiro a fazer isso, os
agentes sequestram a família de Marston, prometendo devolvê-los após a missão
ser completa.
1911
É
a partir daí que a história principal do jogo começa, com John tentando fazer
as pazes com os membros da sua ex-gangue, mas como pode ser visto nas
cut-scenes da primeira missão, Bill Williamson, o novo "chefão" não
aceita a proposta e dá um tiro em Marston. John acaba se recuperando e passa a
procurar diversas informações para conseguir matar seus ex-colegas, incluindo
uma invasão ao Fort Mercer e missões onde o protagonista se aliava ao exército
mexicano e ao exército americano.
John
cumpre sua missão e consegue sua família de volta. Acontece que a intenção de
Edgar Ross, o "cabeça" dos agentes acima citados era eliminar todos
os bandidos dessa ex-gangue, e apenas "contratou" Marston para
facilitar a missão. Com 3 dos 4 membros mortos, Ross invade a propriedade do
pistoleiro junto à uma cavalaria imensa. Marston resiste o máximo para
conseguir proteger sua família, mas seu grande amigo Uncle acaba sendo baleado e
morto. Em um último gesto de salvar seus entes queridos, John corre para o
celeiro e pede para Abigail e Jack fugirem o mais rápido possível em um de seus
cavalos. O protagonista olha pela fresta da porta e vê dezenas de soldados
mirando na mesma. A hora era aquela. Qual seria a decisão de John? Fugir ou
matar todos para sua família continuar sendo perseguida ou simplesmente
entregar-se? É aí que entra a palavra "redenção" presente no título
do jogo. John abre a porta e é fuzilado.
Jack
e Abigail ouvem as dezenas de disparos e voltam correndo para a fazenda, mas já
é tarde demais. John está deitado sobre uma imensa poça de sangue. A redenção
realmente ocorreu.
1914
Durante
a última cut-scene da missão final da história principal, o tempo avança em
três anos e o jovem Jack, agora com 19 anos, observa o túmulo de seu pai e de
sua mãe, que faleceu em 1914 devido à uma doença.
A
câmera se afasta e agora Jack é o protagonista principal. Mas não é aqui que a
história acaba. O filho de John direciona-se à Blackwater, onde encontra um
homem que dá informações sobre a localização de Emily Ross (esposa de Edgar). O
sujeito diz que ela está abrigada em uma pequena cabana ao lado do Lago Don
Julio. Jack corre até lá e questiona onde Edgar está. A mulher responde que seu
marido foi caçar patos com seu irmão Phillip no México, às margens do Rio San
Luis. Chegando lá, Jack encontra o irmão de Edgar e pergunta onde ele está. O
homem responde que o alvo está logo abaixo, bem próximo às margens do rio
caçando alguns patos.
Jack
finalmente encontra Ross.
Os
dois começam a discutir e acabam entrando em um duelo, do qual Jack sai
vencedor. A vingança havia sido feita. Jack honrou a morte do seu pai e
assassinou o causador da mesma. Jack agora está livre para fazer o que quiser,
mas apresentando muitos traços de depressão devido à perda de 3 pessoas muito
próximas em um curto intervalo de tempo.
Filme
– Cowboys & Aliens
Aproveitando
o lançamento recente de Space Dragon e Dust Devil, esse filme apareceu em meus
devaneios, imagine uma aventura mista de dos dois recentes lançamentos da
Editora RedBox, apesar do filme Cowboys & Aliens não ter um empolgante
roteiro, a ideia é muito boa e de fácil transição para as mesas de RPG.
Apesar
dos dois jogos terem mecânicas totalmente distintas é fácil adaptar para os
dois sistemas, logo essa adaptação estará nas mesas de jogo dos membros
FilhosDaGehenna após os playtestes terá uma versão para download, os puritanos
devem estar querendo a minha cabeça nesse exato momento
Em
"Cowboys & Aliens", a curiosa história de uma invasão alienígena
em pleno Velho Oeste americano é baseada em uma HQ, roteirizada por Fred Van
Lente e Andrew Foley (com desenho e arte final dos brasileiros Luciano Lima,
Luciano Kars, J. Wilson e Silvio Spotti), e novamente o filme se distancia do
roteiro original e comete severos pecados.
O
filme começa com Jake Lonergan despertando no meio de uma região desolada. Ele está
com um ferimento na barriga e um estranho bracelete metálico preso ao pulso.
Ele não se recorda de nada, mas sabe como se defender ao ser ameaçado por um
grupo de mal-encarados que o encontra.
Depois
de matar todos, apodera-se do cavalo e das armas de um deles e cavalga até o
povoado mais próximo, que vive em completa decadência depois de esgotada a
mineração de ouro. A liderança local é um fazendeiro, Woodrow Dolarhyde,
extremamente violento em seus métodos.
Ao
chegar na cidade Jake descobre que seu rosto está estampado em um cartaz de
recompensa por roubo e assassinato e, depois de uma confusão, ele acaba preso
pelo xerife. Todos ficam intrigados com o bracelete em seu braço, menos Ella.
Ela parece saber algo sobre o objeto misterioso e estimula Jake a lembrar do
passado.
Jake
está prestes a ser levado a julgamento em outra cidade quando uma esquadrilha
de naves espaciais ataca o povoado. Os moradores fogem em pânico, mas alguns
são laçados pelos aliens e levados para o interior das naves.
Durante
o ataque, o bracelete de Jake emite uma luz e se transforma em arma, lançando
raios em todas as direções. De vilão, Jake se transforma em herói e é escalado
para liderar uma missão de resgate das pessoas abduzidas, na companhia do
fazendeiro mal-humorado.
Durante a missão, que no caminho receberá a adesão de peles-vermelhas, Jake se lembrará de fatos importantes relacionados ao bracelete e ao seu passado.
Bem
webspectadores essas são algumas das fontes de referencias que utilizei nas
minhas últimas aventuras de Dust Devils, espero que tirem proveito. Amanhã
estarei na Vila do RPG jogando Space Dragon com o copetente narrador Sergio
Magalhães. Até++
Confira mais informações de Dust Devils no site da RedBox Editora, no RedBlog, na Fanpage e sigam a editora no twitter.
Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Confira mais informações de Dust Devils no site da RedBox Editora, no RedBlog, na Fanpage e sigam a editora no twitter.
Curta a FanPage Filhos Da Gehenna
Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Comentários
Postar um comentário