Nesse último o mês o blog
ficou parado, foram poucas as jogatinas de RPG e deixei de participar de
eventos no Mundo Multi Games – MMG e na Vila do RPG, mas apesar desse período
de abstinência voltei a ler as obras de Neil Gaiman, incluindo os livros e as
séries em quadrinhos, cheguei a narrar alguns sessões utilizando o universo de
Sandman e Livros da Magia.
O Universo Vertigo é
gigante, e o Neil Gaiman consegue trabalhar muito bem esse universo. Atualmente
estou narrando uma aventura de Mago: Ascensão baseado no universo de Os Livros
da Magia, quem tem me acompanhado no Twitter tem visto as fotos das sessões,
mas meus jogadores passaram a me cobrar a transportar o universo criado por
Neil Gaiman, incluindo Sandman, Os Livros da Magia e Stardust.
Bem a ideia de utilizar
esse universo nas sessões de RPG é fantástica, mas qual sistema utilizar, o
primeiro sistema que veio em mente foi utilizar o sistema FATE, versão do
Espírito do Século, mas o jogadores não curtiram o fato de elaboração dos
personagens e queriam mais liberdade em suas cenas narrativas e menos detalhes
em seu passado, para que pudessem ser trabalhados durante as narrativas.
Com essa mega exigência
que poderia ser contornado utilizando o FATE decidir apresentar a adaptação
para o Sistema Acepção, tinha tudo o que eles queriam liberdade de criação de
personagem e narrativa compartilhada, mas não foi aceito, o grupo queria algo
mais diferente, pois temos jogado muito utilizando o Sistema Acepção (uma
adaptação de TWD) e Abismo Infinito... eles não queriam jogar sistema com
dados... nesse dia eu já tava puto...
Então como já estava na
vibe de narrar no universo de Sandman, adaptei para o sistema de Dust Devils:
Histórias no Velho Oeste... putz... o sistema funcionou perfeitamente e foram
dez sessões de RPG seguidas baseadas na primeira edição de Sandman. A criação
de personagem e forma de resolução de conflitos foram fundamentais para escolha
da adaptação, além disso, jogar com cartas ao invés de dados também motivou o
grupo.
Bem a adaptação inicial
está baseada no arco de história Prelúdios & Noturnos, o primeiro arco da
série que consagrou Neil Gaiman como escritor de quadrinhos. Ele corresponde as
oito primeiras edições de Sandman, lançado de 1988 a 1989 e ilustrado por Sam
Kieth, Mike Dringenberg e Malcom Jones III.
Adaptando os Atributos
Utilizando o mesmo raciocínio do Rodrigo Marini quando adaptou
Supernatural para Dust Devils, uma reformulação na nomenclatura dos atributos
originais Punhos, Visão, Culhão e Coração,
foi necessário para manter um clima mais adaptado ao universo de Neil Gaiman
esse fato é apenas uma sugestão de atributos:
♠ Determinação – simboliza as ações físicas do
personagem.
♦ Percepção – simboliza a
lábia e a inteligência do personagem.
♣ Força de vontade – reflete
o vigor e a saúde de um personagem, bem como sua coragem, frieza e sua defesa
mental.
♥ Empatia – engloba o
carisma, persuasão e o heroísmo (ou mesmo vilania) do personagem.
Com a alteração da nomenclatura
elaborei de forma simples uma ficha de personagem para as jogatinas, em breve
irei disponibilzar a adaptação da primeira edição de Sandman – O Sonho dos
Justos.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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