RELATO DO EVENTO OLD DRAGON DAY 2013 FORTALEZA

Old Dragon Day 2013 Fortaleza – MMG & Vila Do RPG

AVISO: relato idealizado e escrito por um entusiasta das atividades da Mundo Multi Games – MMG e da Vila do RPG.

No último final de semana foi realizado o Old Dragon Day em todo o território nacional e em Fortaleza, aconteceram diversos eventos e um dos mais divulgado foi o evento no Mundo Multi Games – MMG em parceria da Vila do RPG.

O Old Dragon Day Fortaleza teve início às 14 horas, além da minha mesa de Ravenloft/Old Dragon o evento contou com a participação de grandes narradores – Erivaldo Fernandes da Silva, Stênio Gomes Ferreira e Dmitri Gadelha.

Durante o evento foi colocado a venda diversos livros e suplementos da Editora Redbox, onde conseguir adquirir a minha Caixa Old Dragon e o Bestiário, mais quem chamou a atenção de muitos frequentadores foi o narrador Erivaldo Fernandes da Silva, ao realizar a gravação do unboxing da sua caixa Old Dragon (confira o vídeo), que contou com a participação tímida do Stênio Gomes Ferreira.

O Erivaldo Fernandes da Silva é um grande divulgador e elaborador de suplementos para Old Dragon, ele tem preparado diversos personagens para eventos com históricos bem elaborados, fichas de personagens com belas ilustrações autorais no estilo old school e tem presenteado a todos os narradores a elaboração de mapas para diversas aventuras do Old Dragon. Devo agradecer ao Erivaldo em ter preparado e entregue para cada narrador do evento em Fortaleza um kit incrível com os mapas da aventura, um apanhado de fichas completos... material muito bom mesmo.

O Mundo Multi Games - MMG congrega diversos jogadores dos mais variados estilos. O evento contou com uma quantidade considerável de jogadores e espectadores que estavam acompanhando ao Torneio de Decks Battle SCENES realizado e idealizado pela MMG. Essa mistura proporcionou um mistura de informações agradável, onde tivemos jogadores de RPG se interessando por Card Game e vice-versa.

Ravenloft Old Dragon Day
A minha mesa para o Old Dragon Day foi bastante disputada, pois foi a primeira mesa a ser divulgada, além disso, a ambientação contribui muito para o sucesso explosivo de participantes. O interessante em narrar em eventos e a oportunidade de conhecer novos jogadores e esse evento não foi exceção, tive dois jogadores para qual narrei pela primeira vez. 

Os Jogadores e seus Personagens:
Harlley Castro – personagem Homem de Armas Dorgauth
Jeanderson Silva – personagem Clériga Eledriel
Henderson Snow – personagem Homem de Armas Evendur
Junior Stark – personagem Ladrão Isiscarus
Rafael – personagem Maga Melina
Yuri Oliveira – personagem Homem de Armas Veltan

A Aventura é um sidequest da minha atual campanha de Old Dragon ambientada em Ravenloft, onde atualmente estou narrando a aventura Ravenloft II: House on Gryphon Hill. O nome da aventura é bem no estilo old school – A Dívida de Sangue

Dívida de Sangue

Histórico da Aventura
Em um passado recente os personagens da aventura chegaram em Ravenloft, no domínio de Mordent e combateram um ser das trevas na Casa da Colina do Grifo, o Evendur apaixonou-se por Gennifer Foxgroxe, a filha do Prefeito de Mordentshire Daniel Foxgrove e decidiu ficar na cidade. Os outros personagens exploraram outros domínios durante três anos até que receberam um convite para participarem do casamento de Evandur com Gennifer. Os personagens estão voltando para o domínio de Mordent em um navio que cruza o Mar das Mágoas. O grupo está chegando ao domínio com a moral abalada, pois a Eledriel fora amaldiçoada por uma cigana Vistani e agora é um licantropo, na noite anterior atacou Melina que teve a sua face desfigurada e para evitar um mal maior teve que decepar a mão esquerda de sua amiga Eledriel.

A Narrativa....

Cena 01 – A chegada
Os jogadores chegam a Mordentshire em uma embarcação que irá atraca no cais, dentro da embarcação está Eledriel presa e acorrentada em uma pequena cela, até que Melina se aproxima para liberta a clériga de seu cárcere. Assim que a embarcação atraca os personagens descem ao cais e se reencontram.
Evendur aguarda seus companheiros para celebrarem o seu casamento. Os personagens estão à três anos sem contato e querem conversar e beber juntos. Em Modertshire está chovendo muito, deixando a cidade com um ar de tristeza e abandono.
Evendur coloca todos os seus companheiros em algumas carruagens e partem para a Taverna Blackard, durante o passeio Eventur informa que algumas semanas atrás diversas pessoas começaram a desaparecer e depois de 3 a 5 dias elas retornam sem lembrança do que aconteceu e passam a tratar as outras pessoas de forma grosseira, mesmo os familiares mais íntimos.
Na Taverna Blackard, Evendur é bem recebido e taverneiro Dominic serve a todos a melhor comida e bebida, Evendur desafia a Dorgauht e Isiscarus a uma disputa de Mira do Bêbado. Os três bebem um litro de uma forte bebida alcoólica e depois devem disparar adagas em um alvo a uma distância de 9 metros. Em uma disputa apertada Evendur vence o desafio.

Comentários:
Nessa primeira cena passei a perguntar a cada jogador como era o relacionamento dos personagens com os outros membros do grupo. O fato de Evendur ter sido escolhido para ser o personagem a se casar deve-se aos personagens que Henderson Snow interpreta, todos tem uma personalidade agradável e sempre estão prontos para festejarem, mais não sabem bem em lidar com situações de escolhas.
Eledriel independente de qual personagem Jeanderson Silva escolhesse, o seu personagem seria amaldiçoado e teria mão decepada, deve-se ao fato de um recente personagem de Jeanderson Silva que também teve a mão decepada... piada interna.
Junior Stark (Isiscarus) e Rafael (Melina) primeira vez que estava narrando para eles, não tinha noção de que gostam em uma sessão de RPG, então coloquei momentos tensos e divertidos para que aproveitassem a narração.
Yuri Oliveira (Veltan) esse é muito pacato e seus personagens agem da mesma forma.
Harlley Castro (Dorgauth) esse não me preocupo, coloco qualquer personagem em sua mão e ele sempre vai se envolver com a narrativa.
A bebedeira na Taverna foi para que os jogadores entrassem no clima de seus personagens, as regras da MIRA DO BÊBADO foram simples quem estiver bebendo realiza uma jogada de JP (CON) sucesso ataque com penalidade de -2 / falha penalidade de -4, pronto o resto foi muita interpretação dos jogadores.


Cena 02 – A Noiva
Após beberem e se divertirem durante o dia Evendur leva os personagens para conhecerem a sua morada na casa do Prefeito Daniel Foxgrover, ao chegarem a residência são recebidos por um Helidor o mordomo que encaminha a todos para a sala de jantar onde será servido um grande banquete.
Logo em seguida Gennifer Foxgrove, a noiva de Evendur adentra a sala de jantar chamando a atenção de todos. Após algumas horas de muita cantoria Gennifer Foxgrove anuncia que irá descansar, pois logo cedo pela manha terá que ir ao cais para receber alguns familiares e verificar a decoração da igreja.

Comentários:
        Nesse momento foi necessário para apresentar aos jogadores os principais NPC’s e a mansão do Prefeito, onde boa parte da aventura irá se desenrolar, além disso, ficaram sabendo que o dia seguinte seria bem movimentado. Os personagens exploraram bem a mansão, Yuri Oliveira (Veltan) encontro uma passagem secreta com armas de pratas e 6 potes com um liquido esverdeado.
        Junior Stark (Isiscarus) ao explorar pela mansão visualiza pela janela uma enorme bola de fogo caindo do céu.

Cena 03 – A Igreja
Enquanto os personagens estavam se preparando para terem uma bela noite de sono, um jovem emissário bate a porta da mansão do Prefeito pedindo socorro, pois a Igreja de Erza está em chamas e o Padre Joshua Talbot não conseguir sair de sua residência ao lado da igreja.
Evendur convoca seus amigos deixando apenas Melina e Eledriel para descansarem, pois ambas estavam seus suas magias diárias, mais com todo o alvoroço eles despertam e decidem ir com o grupo.
Ao chegarem à Igreja de Erza, os personagens visualizam as chamas que ardem em grande violência e ainda é possível ouvir os gritos de socorro do Padre Joshua Talbolt, que está trancado em sua residência que também está em chamas, boa parte do teto da igreja cedeu obstruindo a porta principal, deixando apenas algumas janelas como passagem. Os personagens se apressam em ajudar ao padre, pois os telhados da igreja e da casa estão preste a ceder.
Ao se aproximarem da entrada da igreja para ajudarem o Padre Joshua Talbot os jogadores são atacados por duas criaturas que emergem das chamas, seres moldado no fogo, ao qual eles nomearam como um Elementais de Fogo, que obstruem a passagem. Alguns personagens são tomados pelo Medo mais se mantém em combate.
Após um combate avassalador os dois elemetais de fogo são derrotados e o Padre Joshua Talbot é resgatado e levado até a mansão do Prefeito.
        Durante todo o combate os elementais do fogo, repetem a frase “Daniel Foxgrove deverá pagar sua dívida”.

Comentários:
        Esse combate foi elaborado para ser complicado, onde a personagem clériga de Jeanderson e a maga do Rafael estariam sem mana e não poderiam prestar um bom suporte ao grupo, outro fator era que teriam que resgatar o padre em 10 rodadas, pois o teto iria ceder e causar a morte do mesmo.
        Harlley Castro (Dorgauth), Henderson Snow (Evendur), Junior Stark (Isiscarus) e Yuri Oliveira (Veltan) não passaram no Teste de Medo e os personagens que haviam bebido ainda estavam com a penalidade em suas jogadas devido à ressaca. Apesar de todos esses fatos “eu” Narrador errei TODOS os ataques, resultando em um combate fácil para os personagens.  

Cena 04 – A Cobrança
Os personagens voltam para a mansão do prefeito, com essa indagação sobre a dívida que Daniel Foxgrove deve pagar, enquanto o Padre Joshua Talbot está se recuperando, Evendur decide indagar ao seu futuro sogro o que seria essa dívida, mas Daniel Foxgrove o ignora e se tranca em seu quarto, Evendur invade o quarto na companhia de Dorgauth e descobre uma passagem secreta que leva até uma caverna subterrâneo que possui um lago, onde encontra o corpo de Daniel Foxgrove esquartejado e ao se aproximar é atacado por uma criatura envolta em uma névoa negra.
Evendur retorna para mansão e reúne o grupo para explorar a caverna, Veltan decide levar as armas de prata e o líquido esverdeado, Eledriel ao ver o líquido percebe que o frasco contém um poderoso veneno a base de beladona, mortal para lobisomem.
Com o grupo reunido na caverna subterrâneo os personagens se deparam com 9 criaturas envoltas em trevas, ao qual, nomeiam como Mantos Negros, alguns dos personagens sucumbem ao Medo e não conseguem enfrentar as criaturas.
Em um momento tenso os Mantos Negros são convocados por um uivo que ecoa em toda a caverna subterrânea e abandonam o combate, os personagens acompanham a fuga das criaturas até saírem no Mar das Mágoas próximo ao cais, onde visualizam um Lobisomem.

Comentários
Após resgatarem o padre os personagens não tiveram tempo para descansarem, principalmente os jogadores que possuem personagens divino e arcano. Henderson Snow (Evendur) está muito preocupado em desvendar o mistério e evita a todo custo acordar a sua noiva que está repousando em seu dormitório.
Os jogadores começam a desconfiar que o prefeito tenha algo pavoroso a esconder e ao encontrarem os Mantos Negros na caverna subterrânea um novo combate cruel está preste acontecer apesar de todos terem ficados abalados ao não passarem no teste de Medo. Mais o que realmente intrigou os jogadores foi o aparecimento de um lobisomem.

Cena 05 – O Lobisomem
Ao chegarem ao cais o grupo se depara com um grotesco lobisomem, Veltan dispara algumas flechas embebidas no veneno de Beladona e acerta a criatura, Evendur percebe que já amanheceu e sua noiva Gennifer Foxgrove está no cais aguardando a chegada de uma embarcação com alguns familiares. Isiscarus ver o momento em que uma pequena embarcação se aproxima do cais para desembarcar os passageiros, quando de repente a mando do lobisomem 6 Mantos Negros atacam a embarcação enquanto os outros três atacam Gennifer Foxgrove, um combate caótico tem início, Evendur tenta a todo custo salvar sua noiva Isiscarus, Dorgauth e Melina ficam atacando o Lobisomem e Veltan e Eledriel atacam os outros Mantos Negros que estão cercando a embarcação com os familiares.
O combate com o Lobisomem se tornar um massacre, pois os aventureiros utilizam o veneno de Beladona contra a criatura que não tem tempo para recuperar-se, um grande trabalho em equipe na derrota do Lobisomem que desfalece com o último golpe de Evendur, a criatura desfalece e volta a sua forma original e todos reconhecem que o Lobisomem era na verdade Helidor o mordomo da mansão.
  O grupo conquista uma vitória contra os seres das trevas e Evendur resgata sua amada noiva Gennifer Foxgrove, mas diversas perguntas ainda devem ser respondidas.
FIM DA NARRATIVA

Comentários:
        Um grande combate caótico, onde não utilizei miniaturas apenas alguns desenhos em um mapa improvisado, narrando de forma rápida, não tirei iniciativa a ordem das ações dos jogadores era em sentido horário e no momento de decidir a sua ação o jogador tinha poucos segundos, se o jogador não conseguia pensar em algo rápido eu já pulava para o próximo jogador.
        Os jogadores tinham poucas rodadas para salvarem a Gennifer Foxgrove e todos tinham falhados no Teste de Medo, mas novamente “eu” Narrador errei "TODOS" os ataques contra os personagens.
        Deixei que Henderson Snow (Evendur) fosse o último a desferir um golpe no lobisomem e pudesse salvar a sua noiva, para aumentar o clima de heroísmo dos personagens.
Apesar de ter encerrado a sessão nesse momento alguns jogadores ficaram curiosos para descobri o final da história, que ficará para outro momento.
 FIM DOS COMENTÁRIOS


Bem esse foi o relato da minha narração do Old Dragon Day 2013 Fortaleza, eu me divertir muito durante a narrativa e espero que os jogadores também tenham gostado. Salientamos que devemos agradecer aos organizadores da Vila do RPG e do Mundo Multi Games – MMG e ficar no aguardo dos próximos eventos.




Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!

Comentários