RPG: Especialização para Space Dragon - Psico-historiadores.


Estou preparando material para narrar algumas sessões de Space Dragon RPG ambientados no universo da Trilogia Fundação do autor Isaac Asimov, e um dos principais elementos do universo criado por Asimov é a Psico-história, em uma tentativa de emular esse elemento, estou esboçando uma nova especialização para Space Dragon.

Em Fundação, Asimov apresenta ao leitor uma ciência que mesclaria história, sociologia e estatística com o objetivo de prever com exatidão as ações de grandes massas populacionais. No romance o cientista Hari Seldon, o criador da psico-história expõe a possibilidade de prever o comportamento de grupos populacionais de forma previsível, apesar que o comportamento de um único indivíduo fosse absolutamente imprevisível.

Hari Seldon, estabeleceu em sua psico-história dois axiomas – 1º A população cujo comportamento será modelado deve ser suficientemente grande; 2º A população em questão deve permanecer ignorante dos resultados da análise da psico-história.

Especialização: Psico–história
Classe: Cientista
Alinhamento: Leal

“Por que, meu rapaz, num plano como o nosso, as ações dos outros se curvam as nossas necessidades...” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 45.

O cientista que almeja se tornar um psico-historiador começa a se dedicar academicamente a partir do 5º nível, para de progredir em sua habilidade de Operar Máquinas, ao iniciar os seus estudos estatísticos, observando o comportamento social de pequenos grupos populacionais, tal estudo, proporciona um olhar crítico e uma empatia em relação ao comportamento dos grupos populacionais analisados e auxilia na avaliação do comportamento de um indivíduo.
Sistema: o psico-historiador pode não prever o comportamento de um indivíduo de formar precisa mas consegue analisar o comportamento de um indivíduo e obter algumas vantagens em interações sociais. O jogador realiza um teste de CIÊNCIA-2, ao obter sucesso no teste o jogador recebe um bônus de +2 em todas as ações de interação social em relação ao indivíduo do grupo populacional que estuda há alguns dias. O bônus é temporário, mas geralmente tem a duração de uma cena.

“Não foi permitido que o julgamento começasse até que o tempo e as circunstâncias estivessem corretos para o resultado de nossas próprias escolhas...” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 45.

Ao atingir o 10º o psico-historiador poderá prever um conjunto de ações de grandes populações e moldar as ações desse grupo as suas necessidades.
Sistema: O jogador que interpreta o psico-historiador realiza um teste de CIÊNCIA, ao obter sucesso no teste o jogador pode adicionar pequenos detalhes a uma cena, como uma pista, atrasar ou adiantar um evento ou outro elemento pequeno mas útil que pode auxiliar a sua narrativa.

“Antes de acabar seu trabalho comigo, jovem, aprenderá a aplicar a psico-história a todos os problemas de forma natural.” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 26.

No 20º o psico-historiador consegue analisar e aplicar os teoremas da psico-história de forma precisa.
Sistema: O jogador que interpreta o psico-historiador realiza um teste de CIÊNCIA, ao obter sucesso no teste o jogador pode adicionar detalhes significativos a uma cena, como evitar a conclusão de um evento desastroso, dessa forma, as regras para as mudanças significativas na narrativa devem ser discutidas com o narrador.

Pois bem... nesse final de semana durante a minha narrativa de Space Dragon, creio que irei narrar na Vila do RPG, poderei colocar em prática e amadurecer a ideia dessa especialização.


Comentários