Estou preparando material para narrar algumas sessões
de Space Dragon RPG ambientados no universo da Trilogia Fundação do autor Isaac Asimov, e um
dos principais elementos do universo criado por Asimov é a Psico-história, em
uma tentativa de emular esse elemento, estou esboçando uma nova
especialização para Space Dragon.
Em Fundação, Asimov apresenta ao
leitor uma ciência que mesclaria história, sociologia e estatística com o
objetivo de prever com exatidão as ações de grandes massas populacionais. No
romance o cientista Hari Seldon, o criador da psico-história expõe a
possibilidade de prever o comportamento de grupos populacionais de forma previsível,
apesar que o comportamento de um único indivíduo fosse absolutamente
imprevisível.
Hari Seldon, estabeleceu em sua
psico-história dois axiomas – 1º A população cujo comportamento será modelado
deve ser suficientemente grande; 2º A população em questão deve permanecer ignorante
dos resultados da análise da psico-história.
Especialização: Psico–história
Classe: Cientista
Alinhamento: Leal
“Por que, meu rapaz, num plano como o nosso, as ações dos outros se curvam as nossas necessidades...” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 45.
O cientista que almeja se tornar um psico-historiador
começa a se dedicar academicamente a partir do 5º nível, para de progredir
em sua habilidade de Operar Máquinas, ao iniciar os seus estudos estatísticos,
observando o comportamento social de pequenos grupos populacionais, tal estudo,
proporciona um olhar crítico e uma empatia em relação ao comportamento dos
grupos populacionais analisados e auxilia na avaliação do comportamento de um indivíduo.
Sistema: o psico-historiador pode não prever
o comportamento de um indivíduo de formar precisa mas consegue analisar o comportamento
de um indivíduo e obter algumas vantagens em interações sociais. O jogador realiza
um teste de CIÊNCIA-2, ao obter sucesso no teste o jogador recebe um bônus de
+2 em todas as ações de interação social em relação ao indivíduo do grupo
populacional que estuda há alguns dias. O bônus é temporário, mas geralmente
tem a duração de uma cena.
“Não foi permitido que o julgamento começasse até que o tempo e as circunstâncias estivessem corretos para o resultado de nossas próprias escolhas...” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 45.
Ao atingir o 10º o psico-historiador poderá
prever um conjunto de ações de grandes populações e moldar as ações desse grupo
as suas necessidades.
Sistema: O jogador que interpreta o
psico-historiador realiza um teste de CIÊNCIA, ao obter sucesso no teste o jogador
pode adicionar pequenos detalhes a uma cena, como uma pista, atrasar ou
adiantar um evento ou outro elemento pequeno mas útil que pode auxiliar a sua
narrativa.
“Antes de acabar seu trabalho comigo, jovem, aprenderá a aplicar a psico-história a todos os problemas de forma natural.” Hari Seldon – Fundação – Editora Aleph – página. 26.
No 20º o psico-historiador consegue analisar
e aplicar os teoremas da psico-história de forma precisa.
Sistema: O jogador que interpreta o
psico-historiador realiza um teste de CIÊNCIA, ao obter sucesso no teste o jogador
pode adicionar detalhes significativos a uma cena, como evitar a conclusão de
um evento desastroso, dessa forma, as regras para as mudanças significativas na narrativa devem ser discutidas com o narrador.
Pois bem... nesse final de semana
durante a minha narrativa de Space Dragon, creio que irei narrar na Vila do RPG, poderei colocar em prática e amadurecer a ideia dessa especialização.
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