John Carter – Barsoom & GeneSys


Edgar Rice Burroughs é o criador do universo literário de John Carter, um veterano confederado da Guerra Civil Americana que é transportado misteriosamente para o planeta Marte, Barsoom, como é conhecida por seus habitantes, sendo capturado por Tharks, uma raça de Marcianos Verdes, na qual, deve provar o seu valor através de sua força e agilidade superiores.

Em 2012 a Walt Disney Studios produziu o filme John Carter – Entre Mundos, um fracassou de bilheteria, arrecando pouco mais de 73 milhões de dólares nos Estados Unidos, tendo custado a 250 milhões.

No final de 2015, a Modiphiüs Entertainment, empresa que desenvolveu Thunderbirds– The Board Game, Conan RPG e Achtung! Cthulhu, veio a público anunciar o licenciamento para a produção de diversos jogos baseados no universo literário de John Carter. Dentre eles destaco o RPG Edgar Rice Burroughs - John Carter, que utilizará o sistema 2d20 LITE, o mesmo de outros universos de RPG da Modiphiüs.

Saliento que a Modiphiüs Entertainment publica o RPG Mutant: Year Zero que irá ser publicado no Brasil pela Editora Pensamento Coletivo, aguardando o lançamento para publicar material.

A Modiphiüs Entertainment promete que o RPG irá permitir ao jogador explorar os desertos e cidades antigas de Barsoom, bem como criar seu próprio herói ou assumir o papel de um dos personagens dos livros.

Para 2016 a Modiphiüs Entertainment informou que será lançado John Carter: Swords ofMars—Miniatures, um conjunto de miniaturas dos personagens e John Carter:Warlord of Mars—The Board Game, um board game.

Enquanto todo esse material da Modiphiüs Entertainment não chega ao Brasil estou utilizando a adaptação para o sistema GeneSys para minha campanha de John Carter.


Essa é a primeira parte da adaptação, com o principal objetivo de oferecer um contrato social para composição dos personagens, para o próximo mês teremos outras raças e o bestiário de Barsoom, mas com o presente material já é possível narrar aventuras no universo de Edgar Rice Burroughs.

Para auxiliar o narrador durante a elaboração da aventura, apresento algumas dicas para elaborar narrativas no estilo pulp.

Para um melhor aproveitamento do material apresentado, baixe o fastplay do sistema GeneSys RPG no site da Grifo Editorial, há diversas aventuras prontas disponibilizadas e regularmente são realizados playtestes em eventos de RPG.


 Baixe o fastplay do GeneSys RPG e as aventuras prontas no site da Grifo Editorial e acompanhe as novidades no grupo de discussões do facebook.

Comentários