Lançamento & Resenha - Filhos do Éden: Universo Expandido


No último final de semana foi realizado na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall (Fortaleza-CE) o Lançamento do livro Filhos do Éden: Universo Expandido, obra de Eduardo Spohr em conjunto com o ilustrador Andrés Ramos, na verdade, o evento marcou o início da turnê de lançamento nacional do livro Filhos do Éden: Universo Expandido, fato que demonstra o quanto os leitores de Fortaleza-CE são bem receptivos.

A culpa é do Andrés...
Durante muito tempo narrei exaustivamente no cenário de A Batalha do Apocalipse utilizando o sistema Storyteller/Storytelling, o meu grupo de RPG separou-se, devido os compromissos da vida adulta, encerrando a narrativa; mas foi Andrés Ramos que me trouxe novamente para Spohrverso, a cada página que folheava do livro Filhos do Éden: Universo Expandido despertava a vontade de narrar novamente no cenário, coleciono artbook e as ilustrações do Andrés Ramos supera diversas artes de artbook de jogos consagrados. SIM... consegui um autografo de ambos e um sketch do Andrés Ramos no mapa que veio com a versão de pré-venda do Filhos do Éden: Universo Expandido!


O evento de Lançamento...
O evento de lançamento estava lotado e pontualmente as portas do auditório foram abertas; o público lotou o auditório, mesmo acomodando os expectadores nos corredores alguns não puderam entrar inicialmente. A organização da Livraria Cultura foi impecável, tratando a todos de forma educada e sempre prestativos. Com todos acomodados Eduardo Spohr e Andrés Ramos adentraram ao palco e oficialmente foi lançado o livro Filhos do Éden: Universo Expandido. Entre o público tinha diversos jogadores de RPG com inúmeras indagações sobre o desenvolvimento do livro e estáticas dos personagens. 

Após um bate-papo interessante e bem humorado, teve início à sessão de autógrafos, independente da quantidade de livros Eduardo Spohr e Andrés Ramos autografaram todos, sempre conversando com o público, sem pressa atendendo inclusive quem ficou do lado de fora do auditório. Teve até autógrafo em cartão de visita... ambos sabem lidar com o fãs.


Tem Literatura e RPG, mas não boardgame...
Damião Abreu um amigo que respeito e considero muito a sua opinião em relação a boardgame e o Spohrverso, desenvolveu um conceito de boardgame  para o Sphorverso e indagou ao Eduardo Spohr se há pretensão de explorar esse mercado crescente no Brasil, mas infelizmente Spohr comentou que no momento não tem intenção de produzir boardgames, sem antes ter um extenso conhecimento na área.

Atualmente transmídia é um recurso que produtores de conteúdo adotam para aumentar o seu público, apesar do boardgame não ser algo pensado ainda, a HQ é uma mídia que o Eduardo Spohr tem grande apreciação; autores como Ed Greenwood (Forgotten Realms, Hellmaw e Stormtalons) e Mauricio de Souza (Turma da Mônica) conseguem trabalhar com maestria os conceitos de transmídia. 


Uma Breve Resenha...
O livro Filhos do Éden: Universo Expandido é realmente um suplemento para RPG, o livro detalha todo o Spohrverso, inclusive acrescento informações inéditas, mas também é uma enciclopédia ilustrada para os não jogadores de RPG. As estatísticas presentes no livro são para Dungeons & Dragons 5ª edição, mas é fácil adaptar para qualquer outro sistema.

Considero Filhos do Éden: Universo Expandido um suplemento riquíssimo em conteúdo e ilustrações do universo criado por Eduardo Spohr, essa obra se iguala ao excelente suplemento de RPG Guia da Trilogia de Tormenta da Jambô Editora, que adaptou para Tormenta RPG todas as cenas da trilogia dos romances de Leonel Caldela: O Inimigo do Mundo / O Crânio e o Corvo / O Terceiro Deus.

As Ilustrações e a Diagramação do livro estão excelentes, proporcionando uma leitura agradável e uma imersão ao universo. O livro Filhos do Éden: Universo Expandido è divido em dez seções:

Introdução: ao iniciar a leitura dessa seção tive certeza que estava lendo um livro de RPG, pois há uma diagramação semelhante aos livros do World of Darkness, há trechos explicando como utilizar as informações do livro, quais as obras o jogador ou narrador de RPG pode buscar por referencias, outros RPG que podem ser utilizados, dentre outras. 
Cronologia: seção com a descrição dos principais acontecimentos do universo e uma linha cronológica, semelhante a diagramação de Dragon Age – The World of Thedas –Volume 1.
Cenário: seção dedicada explanar o plano físico (Haled) antes e depois do dilúvio, com enfoque no mundo espiritual detalhando os diversos planos de existência.
Castas: seção dedicada a apresenta as castas angélicas e as ordens infernais, bem com as suas diversas estirpes, com todas as suas estatísticas para o Dungeons & Dragons 5ª edição.
Heróis e Vilões: seção dedicada aos personagens centrais da saga, com todas as suas estatísticas para o Dungeons & Dragons 5ª edição.
Magia e Misticismo: seção dedicada a descrever os poderes da alma humana, magia, fé, misticismo, paranormalidade e revela os poderes das runas mágicas. Novamente essas informações possuem as estatísticas para o Dungeons & Dragons 5ª edição.
Bestiário: isso mesmo, um Monster Manual que expõe todos os monstros e criaturas com as estatísticas para o Dungeons & Dragons 5ª edição.
Fanfiction: de forma oficial é uma seção que expõe as diretrizes básicas e técnicas para desenvolver histórias no universo de Eduardo Spohr. Agora de forma informal é a Seção do Narrador, com dicas de conduzir e desenvolver suas narrativas no Spohrverso mantendo o clima e tema da quadrilogia.
RPG: essa seção é um guia de regras para jogadores e narradores. As regras seguem a licença aberta do Dungeons & Dragons 5ª edição. Essa seção pode ser baixada gratuitamente.
Making Of: uma seção com as diversas informações do processo de concepção e desenvolvimento do livro Filhos do Éden: Universo Expandido.

Vou narrar Filhos do Éden: Universo Expandido...
Estou relendo os livros e em breve vou iniciar uma campanha baseado no Spohrverso, não tenho intenção de utilizar o Dungeons & Dragons 5ª edição, vou utilizar o GeneSys RPG da Grifo Editorial, por causa de sua mecânica de resolução de conflito de fácil assimilação, o Fast Play GeneSys RPG pode ser baixada de forma gratuita e os autores fornecem suporte constante ao sistema.

As narrativas serão realizadas em locais públicos, mais precisamente nos encontros semanais do Vila do RPG, que estão sendo realizados na Livraria Feira do Livro e no North Shopping Jóquei (Fortaleza-CE).

Sessão de RPG no North Shopping Jóquei - Vila do RPG 
Falando em RPG...
Lembrando a todos que no próximo final de semana teremos o FORPG 2016, evento anual de RPG que tornou-se tradicional em Fortaleza-CE, que encerra as atividades anuais dos Encontros Semanais do Vila do RPG. Entre as atrações do eventos temos:

* Convidados locais e nacionais, esse ano teremos a participação de Eduardo Caetano (Rolista Independente), Filipe Muniz (Grifo Editorial) e Jeferson Kalderash (Jogos Colaborativos da UFCA)
* Mesas de RPG, boardgames e cardgames
* Bate papos sobre RPG e cultura geek
* Vendas de produtos relacionados
* Sorteios de brindes

DATA: 10 e 11 de dezembro
HORÁRIO: 10 às 17 horas
LOCAL: North Shopping Jóquei (Fortaleza-CE).  
  



Comentários

  1. Spohr é um grande cara mesmo. Já fui em uma sessão de autográfos dele e ele tem uma simpatia rara entre autores com grande público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário