O RPG In
Nomine cativou o meu atual grupo de jogo, por diversos motivos, mas destaco o
suporte da Editora e Publisher Dimensão Nerd, ao iniciar o Organized Play (Jogo Organizado) durante o lançamento do livro, fornecendo suporte aos
narradores e jogadores.
Em
conjunto com a Aventura Oficial: Entre Luz & Sombras a editora
disponibilizou seis personagens Anjos e seis personagens Demônios, o Arcanjo da
Infância Christopher e o Príncipe Demônio das Drogas Fleurity, sendo que ambos são
conteúdos exclusivos do Organized Play.
Material de Apoio do Organized Play.
Recursos
Narrei essa aventura no encontro semanal do Vila do RPG, realizado no dia 17 de junho no Café Lúdico - Fortaleza, na qual, a minha narrativa era
com personagens Anjos, enquanto que a Narradora Bruna Vitoriano utilizou personagens
Demônios.
[Não
tem spoilers!] Narradores e Jogadores podem ler tranquilamente esse relato, pois
realizei uma grande mudança na estrutura da aventura, sendo que a mesma é concebida de
forma a facilitar o narrador a adaptá-la. A aventura: Entre Luz & Sombras pode ser ambientada em qualquer
grande centro urbano, dessa forma, decidi ambientar em Nova Orleans, mais precisamente no bairro Tremé, em janeiro de 2006, seis meses após
o Furacão Katrina.
Entre Luz & Sombras
Comecei
descrevendo a cidade de Nova Orleans, ambientando jogadores, faltou apenas colocar como
música de fundo a Cherub Rock de Smashing Pumpkins; logo em seguida explique
rapidamente como funciona a resolução de conflitos e apresentei as fichas de
personagens prontas. Os jogadores folhearam as três versões do livro In Nomine
e alguns ficaram abismados com a qualidade editorial (diagramação e as ilustrações
coloridas) e a confecção do livro (as capas de couro Preta e Branca).
Sinopse
Nova
Orleans é a cidade da beleza, das artes e do pecado... sofreu um forte impacto
com a passagem do Furacão Katrina, alguns dos diques que protegiam a cidade não
conseguiram conter as águas do Lago Pontchartrain, que afluiu município
adentro, inundando mais de 80% da cidade, deixando aproximadamente 200 mil
casas debaixo d'água, sendo necessário várias semanas para que a água pudesse
ser totalmente bombeada para fora da cidade.
Mas
após seis meses da passagem do furacão, Nova Orleans começa a reergue-se, em
especial os moradores do bairro Tremé, um dos bairros mais afetados pela
destruição, atualmente está começando retornar as suas atividades
cotidianas, a região ainda apresenta diversas cenas de destruição, mas a
comunidade Creole e a Cajun é forte e com a ajuda humanitária internacional o
Governo investe em educação e em melhorias na infraestrutura, com o objetivo de
tirar diversas famílias da linha da pobreza, evitando que as mesmas sobrevivam através de meios ilícitos.
É
nesse cenário que, as força celestiais do Céu e do Inferno travam uma batalha
de influência, buscando a salvação ou a condenação de almas humanas. De um
lado, a pobreza e a degradação abriram caminho para a exploração das drogas
pelos Servidores de Fleurity, o Príncipe Demônio das Drogas. Do outro, a
resistência de um Centro Comunitário Infanto-juvenil cristão tenta impedir o avanço dessa
corrupção, oferecendo comida, abrigo e educação aos jovens desesperados que
buscam melhores opções.
Os
Jogadores
Após
ler a sinopse da aventura e mostrar algumas fotos de Nova Orleans, os jogadores
começaram a escolher os seus personagens, apesar de utilizar as fichas dos
personagens oficiais disponibilizado no site da Editora e Publisher Dimensão
Nerd, os jogadores deveriam desenvolver em conjunto o histórico dos personagens
criando um vínculo entre eles, o que resultou em:
Sami
Gadelha interpretou o personagem Drew, um Ofanim, com a Veste de uma criança de
doze anos de idade, estudante da Escola Internacional de Nova Orleans que
frequenta o Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe. Tem dois grandes amigos
– Doug, um órfão que perdeu sua família durante o Furacão Katrina e Lucas o
filho caçula de Solange, a representante do Conselho de Pais.
Luís
Gustavo interpretou o personagem Paulo Santos, um Malakim, com a Veste de
Assistente Social que trabalha no Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.
Ulisses
da Silva interpretou a personagem Carmem Maria González, um Querubim, com a Veste de uma artista plástica e professora da Escola de Artes McDonogh, que
ajuda financeiramente o Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.
João
Paulo que interpretou o personagem Padre “Chico” Francisco, um Serafim, com a Veste do Padre da Catedral Saint Louis, que celebrar e catequiza as crianças do
Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.
Com os vínculos criados, comecei a narrar...
ATO
I – Preparativos
Cena
1 – Um Domingo de Manhã
Tudo
começa em um domingo de manhã; o Padre Chico está celebrando
magistralmente uma missa na Catedral Saint Louis. A criança Drew está
alimentando os pássaros na esquina da Avenida Esplanada e acaba ouvindo a
conversa de dois desabrigados falando que as crianças da favela estão ganhando
muito dinheiro com o tráfico. O Assistente Social Paulo Santos está organizando
os arquivos do Centro Comunitário Infanto-Juvenil e percebe que Doug e Lucas estão
há dois dias sem comparecer ao centro comunitário. E a artista plástica Carmem
Maria González estava vagando nos sonhos de Eliza uma das crianças do centro
comunitário e tem uma visão perturbadora, pois ela caminha por entre campos
tingidos de rubro com diversas crianças chorando.
Comentários
da Cena 1.
Essa
primeira cena tem o objetivo de apresentar e explicar a resolução de conflito de In
Nomine para os jogadores, dessa forma, solicitei ao João Paulo/Padre “Chico”
Francisco um teste da Perícia: Expressar Emoções e foi bem-sucedido, emocionando
os presentes na catedral. Sami Gadelha/Drew realizou um teste com a
Característica: Percepção com redutor de -1 e foi bem-sucedido, obtendo uma
valorosa informação. O Luís Gustavo/Assistente Social Paulo Santos realizou um
teste com a Característica: Percepção e foi bem-sucedido, conseguindo rastrear
os registros de Doug e Lucas. O Ulisses da Silva/Artista Plástica Carmem Maria
González utilizou a Sintonia: Caminhar nos Sonhos, concedida pelo Arcanjo
Blandine, realizou um teste com a Característica Percepção com bônus de +2,
pois conhecia a criança Eliza e já tinha tido contato físico e foi
bem-sucedido, mas ao caminhar nos Ermos através dos sonhos de Eliza, a
personagem tem uma visão aterradora, lembrando que utilizar Sintonia sem gasto
de Essência não causa Distúrbios na Sinfonia.
ATO
II – Personalidades
Cena
2 – Apresentações
Os
personagens chegam ao Centro Comunitário Infanto-Juvenil para uma reunião com
Joe (Soldado de Christopher), Coordenador Geral do centro comunitário, pois
todos receberam uma mensagem de seus Arcanjos informando que deveriam ajudar
Joe em sua missão. Durante a reunião é colocado em pauta à preocupação com a
crescente influência dos Demônios na favela, o aumento da criminalidade, a utilização
das crianças como intermediárias na venda das drogas e o desaparecimento das
crianças Doug e Lucas que há dois dias não comparecerem ao centro comunitário.
Antes
do término da reunião Drew sai correndo e troca sua Veste de criança para a
Veste de pássaro e vai sobrevoar a favela em busca de encontrar Doug ou Lucas.
Com a saída repentina de Drew todos decidem agir, o Padre Chico decide caminhar pela comunidade até a casa de Solange, a representante do
Conselho de Pais e mãe de Lucas. Carmem decide ir até o Grêmio Universitário,
falar com Jonathan, o irmão mais velho de Lucas e Paulo Santos vai para entrada
da favela para conceder apoio a Drew.
Comentário
da Cena 2.
Essa cena foi idealizada para que os jogadores descrevessem seus personagens e definissem
os últimos detalhes de seus vínculos, um momento de muita interpretação. Também
comentei sobre a relação dos Anjos e Demônios com os humanos. Falei sobre a
criação de personagens que podem ser: Celestiais (Anjos ou Demônios), Humanos
(Comuns ou Soldados Divino), Múmias ou Reminiscentes. O Sami Gadelha/Drew
gastou Um Ponto de Essência para trocar de Veste, causando um leve Distúrbio na
Sinfonia. Com os personagens apresentados e com as informações compartilhadas, os
jogadores começam a agir.
Cena
3 – A Favela
Drew
na Veste de pássaro sobrevoa a favela, que na verdade, é o antigo Cemitério Saint
Louis que por ser uma área baixa acabou tornando-se um grande depósito de
entulhos e de navios que foram arrastados durante o Furacão Katrina, um grande cemitério de humanos e navios. O Drew/Pássaro pousa no maior navio da
favela, quando escuta “– Um anjinho quer embarcar até o Inferno?”,
seguido do estrondo de uma arma disparando. Para evitar um confronto o
Drew/Pássaro tenta invocar a Canção Corpórea do Movimento, mas falha, causando um Distúrbio na Sinfonia. Com muito esforço Drew/Pássaro consegue
fugir da favela.
Paulo
Santos dirigindo o seu carro consegue chegar até a entrada da favela, quando é
abordado por um grupo de adolescentes todos segurando armas de grosso calibre.
Entre os adolescentes há um antigo aluno de Paulo que diz ”– Professor aqui não
é seguro para você e as crianças que aqui estão, não pertencem mais ao seu
mundo”. Antes que pudesse responder Paulo Santos sente o Distúrbio da Sinfonia
e temendo por seu amigo Drew decide retornar e pedir ajuda ao Padre Chico e a Carmem.
Comentário
da Cena 3.
Uma
cena bem tensa, pois Sami Gadelha/Drew falhou em todos os três testes com a
Característica: Percepção e ainda causou um Distúrbio na Sinfonia com o gasto
de Dois Pontos de Essência para ativar a Canção Corpórea do Movimento, que
também resultou em uma falha. O Luís Gustavo/Assistente Social Paulo Santos
passou em um teste com a Característica Percepção e sentiu o Distúrbio na Sinfonia, identificando apenas a direção da perturbação (DV=1), devido à
emanação da Essência utilizada por Sami Gadelha/Drew para ativar a Canção
Corpórea do Movimento. Tanto Sami Gadelha/Drew como o Luís Gustavo/Assistente
Social Paulo Santos evitaram confrontos desnecessários que pudessem resultar na
morte de adolescentes ou crianças.
Cena
4 – Grêmio Estudantil
Carmem
dirige até o Grêmio Estudantil que está funcionando de forma provisória no
Parque Municipal Louis Armstrong e encontra-se com Jonathan, o filho mais velho
de Solange. Durante a conversar, Jonathan fala que Doug está desaparecido há
dois dias e Lucas tem ficado mais tempo nas proximidades de casa, indo algumas
vezes a favela. Carmem decide ir embora encontrar-se com o Padre Chico, mas na
saída vê alguns jovens compartilhando um cigarro de maconha, mas não dá a devida
atenção, pois está preocupada com o desaparecimento de Doug e Lucas.
Comentário
da Cena 4.
Uma
cena bem tranquila, quebrando um pouco o clima de tensão das cenas anteriores,
o diálogo de Ulisses da Silva/Artista Plástica Carmem Maria González com o
Jonathan (pdm) resultou na obtenção de excelentes informações, mas as falhas
nos testes das Características: Percepção e Inteligência, faz com que o
personagem não tenha interesse com a situação apresentada em relação ao consumo
de drogas por adolescentes.
Cena
5 – A Caminho de Casa
Enquanto
todos saíram desesperadamente em busca de informações o Padre Chico caminhou
calmamente pelas ruas do bairro Tremé, falando com alguns moradores enquanto
caminhava em direção à casa de Solange. Antes de chegar ao seu destino o Padre é alcançado por Carmem e em seguida chegam Drew e Paulo, que tem inúmeras
informações. As informações mais relevantes são: a influência dos Demônios
aumentou na favela, diversos adolescentes estão armados realizando a segurança
da favela, as crianças são utilizadas na venda de drogas e os Demônios sabem que
os Anjos estão presentes na área. Durante o acalorado diálogo, todos sentem um forte Distúrbio na Sinfonia, vindo da direção da casa de Solange.
Comentários
da Cena 5.
O
desenvolvimento dessa cena, reuniu o grupo de personagem de forma orgânica, sem
necessidade de elaborar ou improvisar esse reencontro. Todos queriam
compartilhar as informações coletadas, um bom momento de interpretação dos
jogadores, mas como estavam se alongando demais no diálogo e as principais
informações já tinham sido compartilhadas, tive que solicitar aos jogadores um
teste da Característica: Percepção e todos foram bem sucedido, com o DV máximo
de 2. (era uma sessão pública e tínhamos
horário para começa e terminar)
Cena
6 – Overdose
Todos
se deslocam rapidamente em direção à casa de Solange, quando chegam ao destino,
a residência está com as portas abertas, Drew tenta entrar sorrateiramente nas
dependências, mas faz muito barulho. Carmem circula a casa e encontra a moto
que estava na entrada do Grêmio Estudantil. O Padre Chico e Paulo ficam de
prontidão do lado de fora, mas todos escutam o pedido de socorro de Drew. Ao
adentrarem a residência, presenciam Drew virando a cabeça de Jonathan que está
convulsionando. O Padre Chico liga para a emergência. Jonathan cessa o seu
ataque de convulsões e Drew encontra ao seu lado uma seringa de heroína, mas que
não fora utilizada, todos observam a cena e parece que ela foi organizada de
forma a aparentar uma overdose, além disso, também encontram vários documentos
da Escola Internacional de Nova Orleans assinados pela Diretora Regina que
comprovam desvio de verbas nas doações humanitárias para as crianças órfãs,
devido o Furacão Katrina, mas em nenhum documento á assinatura de Solange.
Essa
situação incomoda a todos, pois a cena está muito bem organizada, até um grande Distúrbio na Sinfonia foi causada convenientemente chamando a atenção
dos Anjos. Carmem elabora a hipótese: A Diretora Regina está influenciada ou
possuída por Demônios e está chantageando Solange utilizando seus filhos para
não falar nada sobre o crime de colarinho branco. Drew decide realizar uma
busca pelos arredores da casa e encontra rastros de frenagem de pneus em uma
rua paralela de pouco movimento. Todos ouvem a sirene de veículos da polícia e
de ambulâncias. Padre Chico e Paulo decidem ficar e prestar auxilio a Jonathan.
Drew vai seguir até o final da rua para tentar localizar o veículo que deixou
as marcas de frenagem e Carmem vai para o Conselho Comunitário Infanto-Juvenil
conversar com Joe.
Comentário
da Cena 6.
Que
cena intensa! Considero o clímax da sessão, pois todos estavam envolvidos na
tentativa de salvar a vida de Jonathan e descobrir a origem do Distúrbio na
Sinfonia. Ao encontrarem os documentos comprovando o desvio de verbas, os
jogadores ficaram desestruturados com essa informação e por um momento não
souberam o que fazer. Em relação ao Distúrbio da Sinfonia, todos foram
bem-sucedidos no teste da Característica: Percepção, porém o maior DV foi 1,
resultando em informações mínimas. Diversos testes de Perícias (Furtividade,
Conhecimento (Ruas) e Sobrevivência) foram realizados, mas o sistema de
resolução de conflito é rápido, não atrapalhando a interpretação dos jogadores,
mesmo quando falharam nos testes a narrativa se desenvolveu de forma orgânica.
No momento não solicitei um teste de Perícia Medicina (Característica Precisão)
com Padrão -4 (já que nenhum personagem possuía a perícia em questão), pois é
até de conhecimento comum a forma de lidar com pessoas convulsionando.
Cena 7 – Sargento Simon
O
Padre Chico e Paulo ficaram esperando a ambulância chegar para prestar auxilio.
Três oficiais descem da viatura de policia e um deles apresenta-se como
Sargento Simon e indaga aos dois o que aconteceu, mas antes que o Padre Chico
explicasse a situação o oficial, comenta “– Mais um drogado que sofre uma
overdose”, esse comentário irrita o Padre que começa a dialogar veemente com o
Sargento Simon tentando extrair a origem desses comentários maldosos, até o
momento que através de sua Ressonância, o Padre consegue descobrir todo o desprezo
e a mesquinhez do oficial. Paulo comenta que a polícia sempre chega atrasada
aos locais, mesmo quando a população denúncia com antecedência... à viatura sempre
se atrasa.
Comentários
da Cena 7.
Uma
cena de fortes diálogos e o jogador João Paulo/Padre “Chico” Francisco tentou
de todas as formas extrair algum sentimento de compaixão do Sargento Simon
(pdm), mas só através do uso de sua Ressonância, foi possível obter os reais
sentimentos do oficial, que nutre um desprezo pelos moradores do bairro Tremé e
a sua ganância por dinheiro o aproximou da favela. Não houve Distúrbio na
Sinfonia, pois a Ressonância foi evocada sem gasto de Essência.
Cena
8 – Afonso’s Dinner
Drew
caminha pela rua paralela com a marca de frenagem e descobre que a mesma vai
direto para uma entrada da favela, não querendo adentrar na área, evita o local
e vai até o Afonso’s Dinner uma lanchonete, na qual, sempre tem alguém
comentando alguma novidade. Ao chegar no Afonso’s Dinner Drew ganha um lanche
de Afonso, proprietário e presidente da Associação dos Comerciantes do bairro
Tremé. Em conversas Afonso comenta que tem que ir falar com Joe sobre a reunião
com o Subprefeito Robert, que irá colocar em votação a construção de um anexo
da Universidade de Nova Orleans no Parque Municipal Louis Armstrong, próximo a
favela, o que pode ser bem complicado, pois essa construção pode vir a
revitalizar o bairro ou tornar-se um local onde os jovens podem consumir drogas
livremente. Drew pergunta quem vota na aprovação desse projeto e Afonso
responde que são cinco votos: Joe, Regina, Solange, Simon e próprio Afonso.
Drew pega um telefone e liga para todos chamando para se encontrarem no Centro
Comunitário Infanto-Juvenil às 12hs.
Comentários
da Cena 8.
Mais
uma valiosa informação é acrescentada e os jogadores ficam eufóricos, tentando
decidir o que será melhor para o bairro Tremé. Mas para evitar o metajogo
solicito que não comecem a compartilhar as informações antes dos personagens se
encontrarem na reunião no Centro Comunitário Infanto-Juvenil.
Cena
9 – A Reunião
Todos
estão novamente reunidos no Centro Comunitário Infanto-Juvenil, na qual,
compartilham as informações e decidem que iram apoiar a construção do anexo da
Universidade de Nova Orleans, mas para que tudo de certo eles tem que acabar
com a influência dos Demônios na favela, dessa forma, fica decidido que cada um irá visitar
os lideres que possuem votos para influenciá-los a votarem à favor da
construção do anexo.
Comentários
da Cena 9
Nesse
momento os jogadores interpretaram muito e listaram os prós e os contra da
construção do anexo da Universidade de Nova Orleans, mas no final decidem que a melhor
formar é aprovar a construção.
Com essa decisão encerrei a primeira sessão...
Com essa decisão encerrei a primeira sessão...
Jogadores e Narradores – Lista de locais de estão sendo realizados sessões de In Nomine.
Lembrando que a lista das lojas e grupos de jogos está constantemente sendo atualizada e algumas lojas realizarão o jogo organizado, enquanto outras têm interesse, mas ainda buscam Mestres, então tem interesse fale com o dono da sua loja favorita ou coordenador do seu grupo de jogo e venha fazer parte desse grupo que vem crescendo a cada dia.
Saiba mais...
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Registro Fotográfico
Jogadores com personagens Anjos
Jogadores com personagens Demônios
Mapa do bairro Tremé - Nova Orleans
Parabéns, Jan! Grande relato. Em breve começarei minha própria campanha no Rio de Janeiro, onde Anjos e Demônios disputam pelo controle da Cidade Maravilhosa, que tem como símbolos máximos o Cristo Redentor e o Carnaval, a festa profana mais famosa do mundo!
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